segunda-feira, 6 de abril de 2009

PREDESTINAÇÃO


Na Bíblia podemos encontrar dois termos semelhantes: Eleição e Predestinação. Devemos estabelecer uma distinção entre estas duas palavras: eleição se refere ao decreto de Deus para salvar um número limitado de pecadores, enquanto que predestinação se refere aos propósitos de Deus em relação à finalidade das pessoas deste mundo.
_
Todas as obras de Deus têm a sua devida finalidade e o homem não foge desta lei, uma vez que foi criado para ser o executor obediente da vontade de Deus.
As predestinações de Deus são as suas determinações quanto à finalidade das coisas criadas e são tão absolutas que jamais falharão. Elas têm a força da palavra que criou todas as coisas: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gn.1:3); “Jurou o Senhor dos Exércitos, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará” (Is. 14:24).
Quando estudamos qualquer uma das duas palavras, quer Eleição quer Predestinação, devemos fazer uma exposição do texto bíblico onde ela se encontra. A palavra “predestinação” aparece apenas seis vezes no Novo Testamento: Rm. 8:29-30; Ef. 1:5-11; At. 4:28 e 1 Co. 2:7. Destacaremos três destas referências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário