segunda-feira, 25 de maio de 2009

As palavras de Amós


"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu" (Amós 3:1). "Tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar" (Vs. 7).Segundo relato bíblico deste profeta, Amós era pastor boieiro e colhedor de sicômoros (7:14). Embora Amós tenha vivido no meio rural e aparentemente isolado dos centros de conhecimento, ele certamente conhecia as nações vizinhas e estava familiarizado com a história internacional (1:3 e 2:3). Ele conhecia também a história do povo da aliança de Deus. Ele não tinha estudado para ser um profeta (7:14), mas o Senhor soberanamente o chamou para esse ofício. Em função deste chamado podemos aprender com ele algumas lições para nossa vida, tais como:

.
1º Suas palavras eram humildes - Não esconde sua origem como homem simples de vida pastoril. Não há lugar para orgulho nem presunção. Como pecadores devemos lembrar dos conselhos de Oséias 14:2 e humildemente confessar os nossos pecados a Deus e receber dele o perdão. Esta característica de Amós, de homem simples, mas usado por Deus, pode ser também a nossa "..e Andes humildemente com o teu Deus." Mq. 6;8).


2º Suas palavras eram sábias- Amós usou termos simples, populares, de modo que o povo entendia. Que adianta falar sem ser entendido? Quando apresentou sua mensagem, dada pelo Senhor, usou de habilidade expressando de maneira que os ouvintes compreendiam. Esta é uma outra característica do profeta que precisamos praticar. Em Tiago 1:5 nos diz; "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida."


3º Suas palavras eram fiéis e verdadeiras- Eram fiéis porque ele não procurou agradar o povo, mas a Deus, dizendo fielmente aquilo que o senhor colocara em seu coração para falar aos ouvintes. Como servos do Senhor,temos de usar fidelidade na transmissão da mensagem de Deus. Temos de agradar a Deus e não aos homens.Eram verdadeiras por que eram palavras do Eterno Pai de Jesus, que mais tarde disse: "Eu sou a verdade" (João 14:6). Amós falou do prumo de retidão e justiça, aconselhando o povo dizendo: " Aborrecei o mal e amai o bem".Finalmente, prezados irmãos, as palavras de Amós eram autorizadas- Por serem autorizadas por Deus, ele não teve medo, mas falou com coragem. "Assim diz o Senhor", dizia ele. Isto deve ser a base das nossas mensagens. Paulo escrevendo a Tito disse: " Exorta e repreende com toda autoridade" (Tito 2:15).Amós no capítulo 7:15 declarou: "O Senhor me disse: Vai-te". Por estas Razões, meus irmãos, precisamos colocar em prática o que nos diz o Senhor, através deste profeta, simples, mas que foi grandemente usado pelo Senhor na sua obra. Hoje, o Senhor está dizendo à nós "IDE" (Mateus 28:19). Será que eu e você estamos ouvindo e obedecendo a ordem do Senhor?Sejamos imitadores de Amós, mas muito mais ainda do nosso Salvador e Mestre, o Senhor Jesus. Que Deus nos abençoe!


Rev. Erly Ruben Gonçalves Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário