sábado, 13 de fevereiro de 2010

APROVEITE O CARNAVAL!





Vem aí, mais um carnaval! Esperado por milhões de foliões, o Carnaval é uma das mais populares festas do mundo, atraindo multidões, incluindo grande número de turistas internacionais... Porém, não são poucos os males causados por esta festividade. E na próxima semana, o noticiário se encarregará de divulgar os prejuízos resultantes dos que se entregam a dissolução e que, na busca do prazer e da aparente diversão, terminam por prejudicar-se. No atual contexto, resta-nos sugerir: Aproveite o Carnaval! Aproveitar? Como?

Aproveite o carnaval para descansar, recompor-se física e emocionalmente. Para enfrentar os próximos meses do ano é melhor se preparar adequadamente. Este é um ano eleitoral. Também haverá recenseamento. É ainda no de copa do mundo. Então, enquanto tantos se desgastam e se destroem, o melhor é aproveitar esses dias para relaxar o corpo e a mente, recarregar as energias e recompor-se física e emocionalmente. Já há algum tempo, por toda a parte, há fortes apelos para desacelerarmos os nossos movimentos, adotando um estilo de vida mais simples, tranquilo e sossegado. Então, nesses dias convém mudar o ritmo... algo mais leve e suave que proporcione o necessário relaxamento para desestressar e cuidar melhor do “templo do Espírito Santo”!

Aproveite o carnaval para a convivência fraterna dos familiares, amigos, irmãos. A vida corrida e agitada desses tempos nos rouba gostosos momentos de confraternização, recreação, lazer, na companhia dos que nos são caros. “Oh, como é bom e agradável que os irmãos vivam em união” (Salmo 133.1). Então, vale a pena parar, reunir as pessoas mais próximas e aproveitar a convivência dos que estão conosco. Mais dias, menos dias, todos partiremos! Então, o melhor é cercar-se das pessoas especiais que conhecemos e desfrutar de suas agradáveis companhias com momentos de compartilhamento, comunhão, crescimento!

Aproveite o carnaval para realizar o seu retiro espiritual. Personagens como Moisés, Elias e Jesus, recolhiam-se frequentemente para cultivar íntima comunhão com Deus. Já se refugiaram nas montanhas e até mesmo no deserto. Eles se dispuseram a sair da rotina, deslocar-se e se afastar de seus afazeres comuns, dedicando tempo para o cultivo da espiritualidade. Nesses dias, encontra o seu cantinho, o seu refúgio, e aproveita o tempo para ler, estudar e meditar na Palavra. Há instrutiva literatura que exercita a mente e também o coração e a alma, e trabalha com a nossa sensibilidade. Aproveita este tempo para a prática da oração, intercedendo em seu favor e de tantos outros. Ore a Deus em favor do país, dos foliões, dos que se iludem com a passageira e pseudo-alegria. Aproveita também para louvar e render graças ao bom Deus por suas incontáveis bênçãos, afinal, são muitas as manifestações de sua bondade para conosco.

Convém aprender a tirar proveito das situações e aproveitar bem as oportunidades. É hora de voltar-se para Deus, desfrutar da comunhão dos seus queridos e cuidar um pouco mais de você mesmo! Que Deus tenha misericórdia de nossa gente! Que Ele mesmo nos abençoe!


Rev. Wilson Emerick – Pastor da I. P. Central de Campinas-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário