domingo, 6 de junho de 2010

Todo o Mundo tem uma Religião


Quando Paulo chegou à Atenas, deparou-se com filósofos epicureuse estóicos. Na visão deles, Paulo cria em “deuses estranhos”.Paulo notou as “devoções” desses filósofos gregos pagãos. Eletambém comentou sobre o altar deles, que tinha a inscrição “AODEUS DESCONHECIDO”. Ele se referiu a eles como sendo “muitoreligiosos” (Atos 17:22, NVI).O que Paulo diria sobre os filósofos da escola pública de hoje?Penso que os consideraria muito religiosos, também. O problemacom o mundo hoje não é uma falta de religião. O problema é o tipoerrado de religião.As pessoas são religiosas por natureza. Elas adoram alguém oualgo. Elas têm uma fé. As escolas públicas não estão destituídasde religião. São muito religiosas! São baseadas sobre uma falsareligião. Essa religião é o humanismo secular. É a adoração dohomem.Um estudo de John Dewey (pedagogo norte-americano) revelará que ademocracia era a sua religião. Democracia é “o governo pelopovo”. Essa é uma forma de humanismo. Dewey queria que as escolaspúblicas cressem no que é comum aos homens e à sociedade.Qualquer coisa que traga diferenças deve ser eliminada. OCristianismo teve que sair porque traz divisão. O humanismosecular resulta numa religião do mínimo denominador comum. Leva auma nivelação do homem. A nivelação é realizada porconstantemente abaixar os padrões, quer sejam eles religiosos,morais ou acadêmicos. O filósofo cristão Cornelius Van Til chamouisso de “integração para o vazio”.Há abundância de evidência para mostrar que as escolas públicassão religiosas. R. J. Rushdoony, em seu estudo acadêmico TheMessianic Character of American Education (1963), traça afilosofia educacional desde Horace Mann2 até o presente. ComoRushdoony observa, os vários gurus da educação pública americanausam constantemente terminologia religiosa ao descrever os seusobjetivos. Eles falam de salvar o homem. O professor do Estadopreparando escolas é até mesmo chamado de “a vinda do Senhor”.A evolução substituiu a criação como explicação para a origem davida sobre a Terra. O Estado, como a mais poderosa instituiçãohumana, se torna o deus evoluído das escolas públicas. Escolassão financiadas pelo Estado humanista e “neutro”; elas, portanto,servem às necessidades do Estado. As crianças são ensinadas aservir ao Estado. O Estado deve planejar e controlar o futuro. OEstado se torna a autoridade final e a fonte da lei. ComoRushdoony diz, seja qual for a fonte da lei numa sociedade, esseé o seu deus.O humanismo secular se tornou a nova religião estabelecida nosEstados Unidos, e as escolas públicas se tornaram a igrejaestabelecida. Os impostos são usados para sustentar essa igrejaestabelecida. Os professores se tornaram os sacerdotes esacerdotisas dessa nova igreja. Até mesmo a beca preta, associadaa sacerdotes e juízes, têm sido apropriada pelas escolas parasimbolizar suas reivindicações, embora vistam apenas no dia dagraduação ou em ocasiões especiais.


Robert L. Thoburn

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto

Fonte: The Children Trap: The Biblical Blueprint for Education,
Contribuição: Diac. Luiz Carlos

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