terça-feira, 6 de julho de 2010

A IGREJA VERDADEIRAMENTE MISSIONÁRIA






ATOS 13.1-3

“ Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger,

Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram. ”



Em Atos 1.8 vemos a Igreja recebendo do próprio Senhor Jesus uma instrução quanto a sua missão sobre a face da terra (a missio eclesia). Essa missão nada mais é do que pregar o Evangelho do Senhor Jesus a toda criatura em todo tempo e lugar (MT 28.18-20), começando onde ela está. Com isso percebemos que pregar o evangelho não é missão de um ou outro indivíduo, mas de toda Igreja de Jesus Cristo. Contudo devemos lembrar também que a igreja não é missionária simplesmente por mandar alguns vinténs para um e outro missionário que está lá do outro lado do mundo. Ela é missionária quando tem a mesma postura da igreja de Antioquia, como nos é apresentado no texto de Atos 13.1-3. Diante disso a proposta para o momento é aprender, a luz desse bom exemplo, qual é a postura da igreja verdadeiramente missionária, ou seja, da igreja segundo a vontade de Deus. Vejamos então qual é a verdadeira igreja missionária:



1º- É aquela que trabalha e se consagra ao Senhor

Vimos que a igreja de Antioquia entendeu que sua missão começava onde ela estava inserida, por isso a partir da liderança ela se dispõe ao trabalho voluntário para glória do Senhor e crescimento de seu Reino. É notável também que essa igreja se dispunha ao trabalho, mas sem deixar de buscar ao Senhor, sem deixar de se consagrar a Ele. “E, servindo eles ao Senhor e jejuando” V.2A. A igreja missionária trabalha onde está para o crescimento do Reino em total dedicação ao seu Deus.



2º- É aquela que está atenta a direção de Deus

Além de ser disposta ao trabalho e consagrada, conseqüentemente a igreja de Antioquia parava para ouvir a voz e a direção de Deus por meio de seu Santo Espírito. Um grupo não dirigido pelo Espírito Santo pode ser tudo menos igreja, muito menos igreja missionária. A igreja não pode andar debaixo da limitada visão e direção humana (At 4.19), mas da perfeita vontade de Deus (Rm 12.2). Igreja dirigida por Deus é realmente igreja missionária. “disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para obra a que os tenho chamado” V.2B



3º- É aquela que reconhece e envia os chamados

A igreja de Antioquia não enterrava vocações e nem oprimia os chamados pelo Senhor. Ao contrário ela procurou ser um instrumento nas mãos de Deus, reconhecendo e enviando missionários que muito contribuíram na evangelização do mundo antigo. “e impondo sobre eles as mãos, os despediram” V.3. A igreja deve sempre reconhecer e enviar com todo apóio possível aqueles a quem Deus chamou para a dianteira na obra missionária. Nunca enterrar talentos, mas descobri-los e proporcionar o seu uso para glória de Deus.



Olhando para nós como igreja do Senhor nos dias atuais, devemos nos perguntar diante do que foi tratado. A nossa postura e ações são de uma igreja verdadeiramente missionária? Como igreja temos trabalhado onde estamos com consagração ao Senhor? Temos andado sob a direção do Espírito Santo? Temos ainda reconhecido e enviado com apóio aqueles que o próprio Deus tem chamado?

Meditemos nessas questões, e se não temos tido, que passemos a ter uma postura de uma igreja verdadeiramente missionária.



Rev. Ronaldo José Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário