sexta-feira, 1 de outubro de 2010

POR QUE SOFREMOS?




“Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas”.
Jo 11.3

O problema do sofrimento não é uma questão apenas filosófica, mas, sobretudo teológica. Temos dificuldade de conciliar o amor de Deus com o sofrimento humano. Os judeus questionaram o amor de Jesus por Lázaro, por este ter passado pela morte sem a intervenção de Jesus (Jo 11.37). Ao longo dos séculos ecoa a inquietante pergunta: Por que sofremos? Por que a nossa dor não cessa?

O sofrimento é filho do pecado. Não tivesse existido a queda não haveria sofrimento. Somos concebidos em pecado e nascemos com uma natureza corrompida, num mundo que está gemendo. O sofrimento é a consequência inevitável do pecado. O pecado é como uma fonte poluída de onde flui o sofrimento. O pecado é o solo onde crescem os espinheiros do sofrimento. O pecado é como um anzol que por trás da isca do prazer esconde a carranca do sofrimento e da morte.

Aqueles que são amados por Deus estão expostos também ao sofrimento. Lázaro era amado por Jesus, mas estava enfermo e chegou a morrer.

Ore

Querido Deus, sei que teu amor por mim não me isenta de atravessar desertos. 
A presença do Senhor comigo no vale da sombra da morte assegura-me que és o 
meu Pai até na dor. Amém.

Pense

A vida cristã não é uma apólice de seguros contra as intempéries da vida.


Fonte: Cada Dia 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário