sábado, 24 de setembro de 2011

“Mas, livra-nos do mal”

Parte da oração dominical ensinada pelo Senhor Jesus em Mateus 6.9-13, essas palavras nos remetem a uma verdade presente em nossa vida o tempo todo. O mal é uma realidade presente nos relacionamentos, no cotidiano, nos pensamentos, nas palavras e nas ações… o mal está presente no coração do homem.
Entendendo nossa realidade
Mais do que atentarmos para o mal ao nosso redor devemos atentar para o mal em nosso coração. Enquanto a Sociologia diz que o homem é resultado do meio em que ele vive (e em alguns aspectos eu concordo com essa afirmação), a Bíblia nos mostra justamente o contrário. O mundo é o que é hoje por causa da maldade dos corações. Enquanto muitos são vergonhosamente explorados, poucos detêm o poder e os benefícios. Enquanto muitos vivem miseravelmente, poucos são abastados e se empenham para reter ainda mais em suas mãos. Casamentos são desfeitos porque os cônjuges querem ser felizes ainda que para isso tenham de trazer terríveis tormentos e dores aos corações de seus filhos. O que é isso senão o egoísmo?
Uma avaliação honesta
Diante disso precisamos ter a honestidade que teve o apóstolo Paulo quando disse: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto… Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo… Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim” (Romanos 7.15,18 e 21).
O mal reside em nosso coração. Quer ver um exemplo? Quando alguém lhe faz algo ofensivo, que sentimentos pairam em seu coração em relação àquela pessoa? Raiva? Vingança? Indiferença? O que são essas coisas senão pecados?
E quando alguém não lhe dá o reconhecimento que você julga merecer? Como você se sente? Injustiçado? Não reconhecido? O que é isso senão o desejo de ser glorificado pelos homens, de querer para si a glória que deve ser creditada a Deus?
A boa notícia
Em todo canto vemos o mal porque todos os seres humanos são maus por natureza. O que essas pessoas precisam não é de terapia para mudar seus comportamentos, não é de um sistema religioso que funcione como um entorpecente. O que as pessoas precisam é de uma transformação profunda em seus corações. A Bíblia chama isso de “novo nascimento”. Não basta mudar de hábitos, é necessário uma transformação profunda e completa do coração, fazendo com que a nossa vontade seja submetida à vontade de Deus.
Quando você orar pedindo a Deus para livrá-lo do mal, saiba que Ele é poderoso para isso, pois, quem tem poder para transformar corações também é poderoso para protegê-los de tropeços (cf. Judas v.24 e 25).
------------------------------------------

 Autor: Olivar Alves Pereira

Teólogo Reformado (Teologia da Reforma Protestante) e pastor da Igreja Presbiteriana no Jardim Sul (IPB) São José dos Campos (SP). Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Ciências da Religião também por esta Universidade. Professor de Ensino Religioso e Orientação para a Vida no Ensino Fundamental II e Sociologia no Ensino Médio na Escola Cristã Batista Regular, em São José dos Campos. Casado com Janaina (escritora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário