sábado, 14 de julho de 2012

OS TRÊS NÍVEIS DE RELIGIOSIDADE



Efésios 2:19-22

Li, recentemente, a pedido de irmãos, o livro intitulado “Por que você não quer mais ir à igreja?”, de autoria de Wayne Jacobsen e Dave Coleman.

Resolvi, conforme reflexão singela e prática do enunciado acima, “os três níveis de religiosidade”, responder os questionamentos nele levantados. 

E o faço reafirmando meu apreço pela igreja corpo de Cristo, aspiração de fraternidade, desejo de comunhão, enquanto que, na mesma intensidade, a minha indignação pela igreja instituição, hierarquia, estrutura de poder, enfim.

1 - O nível 1 se resume no seguinte: Você pratica os ritos, mas não a essência do cristianismo. Você se batiza, professa a fé, comunga na ceia, casa-se na Igreja, batiza os filhos, participa assídua e pontualmente da rotina de trabalhos da igreja, envolve-se em tudo e com tudo, tem uma cerimônia fúnebre no dia do seu sepultamento... Mas não se arrepende dos seus pecados nem os abandona; não é capaz de negar-se a si mesmo, de tomar cada dia a sua cruz e seguir a Jesus Cristo, de acordo com a essência do cristianismo; não abre o coração para o seu próximo, com medo de algum prejuízo, ou de se expor, comprometendo-se. 
Esta situação, um tanto generalizada e ao mesmo tempo grave, sempre foi combatida pelos profetas e apóstolos. Vejamos: Foi Deus mesmo quem instituiu as cerimônias mencionadas no 1º capítulo de Isaias, versículos 11 a 17, mas Ele declara enfaticamente: “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? – diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação... não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene.” O mesmo brado encontramos em Amós 5:21-24: “Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer. E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça,  como ribeiro perene”. E da boca de Jesus ouvimos em Mateus 15:7-9: “Esse povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. Ainda condenando a mera busca das formas exteriores da religião, pronuncia duro libelo em Mateus 23:1-12 e 23-28.
2 - O nível 2 é o oposto do nível 1, ou seja: Você não pratica os ritos, mas observa a essência do cristianismo. Você não se batiza, não professa a fé, não comunga na Santa Ceia, não frequenta os cultos, não dá importância às ordenanças da igreja, não participa das cerimônias religiosas, mas observa os preceitos da lei e do Evangelho. Você entende que a circuncisão física é menos importante que a circuncisão do Espírito, que o batismo é menos importante que o arrependimento; faz questão de ter o seu nome registrado no Livro da Vida do Cordeiro, indiferente ao rol de membros. Mais ainda: você é discreto, não quer se assentar nas primeiras cadeiras, nem exercer a sua justiça diante dos homens, com o fim de ser visto, em obediência a Jesus, conforme Mateus 6:1-8 e 16-18. 
Mas, observe que, apesar desse comportamento quase exemplar, o discernimento é equivocado e mui parcial. Por que? Porque você se isola, arrisca-se a ficar orgulhoso e não cumpre toda a justiça, colocando-se no outro extremo e se radicalizando. Daí omitir levianamente os sacramentos, a comunhão dos santos, a identidade dos salvos ao lado de outros salvos e se esquece da promessa de Jesus em Mateus 18:20: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”; não se lembra de Efésios 4:11-16: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura e plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha do homens, pela astúcia com que induzem ao erro.”; tampouco dá atenção a Hebreus 10:24-25: “Consideremo-nos também, uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns, antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”. Além do mais, você despreza o testemunho e a orientação de Atos 2:42-47 e 4:32-35: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações... Da multidão dos que creram era um o coração e a alma...”

3 - O nível 3 consiste no seguinte: Você pratica os ritos e a essência do cristianismo. Você se arrepende e se batiza, crê e professa a fé. É ouvinte e praticante da Palavra; examina a si mesmo e come do pão e bebe do vinho. Você limpa o exterior do copo e o seu interior; ora com o espírito e com a mente; repete o Pai nosso e não se isola dos seus irmãos; testemunha corajosa e habilidosamente o Evangelho. Nesse nível, holocaustos e obediência se encontram, teoria e prática se unem, culto e transbordamento de espírito se completam. Disso resulta justa e perfeita harmonia, levando-o a se aproximar de Jesus Cristo e com Ele se identificar. Por quê? Exatamente porque Jesus foi circuncidado ao oitavo dia de acordo com a lei de Moisés, apresentado e consagrado no quadragésimo dia, conforme Lucas 2:21-24: “Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido. Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado. E para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos”; foi batizado para cumprir a justiça divina, segundo Mateus 3:13-17; participou das festas religiosas de Jerusalém, de acordo com João 7:37-38; ordenou o batismo cristão em Mateus 28:18-20; instituiu a Santa Ceia, conforme I Coríntios 11:23-25 e consumou na cruz toda a obra vicária. 

Portanto, irmãos, devemos observar essas considerações de ordem oportuna e suplicar a Deus a graça do nível 3 de religiosidade. Por quê?

- O nível 1 de religiosidade é uma caricatura do cristianismo ensinado e praticado por Jesus, e o expõe ao ridículo;

- O nível 2 de religiosidade é um gesto personalista e individualista, quando o crente perde a oportunidade e o privilégio do serviço comunitário; a igreja perde aliado precioso, consequentemente parte da sua força de trabalho; e ambos perdem a bênção da comunhão solidária;

- Enquanto isso, o nível 3 de religiosidade afirma a grandeza e supremacia do cristianismo como regra doutrinária e ética e enaltece a pessoa do seu fundador, Jesus!

Rev. Ephrain Santos de Oliveira
Igreja Presbiteriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário