segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PRESBITÉRIO ITAJUBÁ



Organizado em 02/08/1997 

A Igreja Cristã Presbiteriana surgiu em nossa cidade por volta de 1916, após algumas visitas de pastores que se dirigiam ao bairro próximo de São João, reduto mais antigo do presbiterianismo na região, onde a igreja é centenária. Eram eles os reverendos Manoel Antonio de Menezes, José Ozias Gonçalves, Paschoal Luiz Pitta e Antonio Nunes de Carvalho, que veio a ser, em 1929, o primeiro pastor residente em Itajubá. 

Alguns leigos dedicados à fé evangélica, nova opção de vida devocional oferecida aos que procuravam adorar o Pai em espírito e em verdade, tornaram-se os pioneiros dessa empresa gloriosa. Homens e mulheres valorosos, parceiros dos experientes irmãos residentes no bairro de São João, cujos nomes não declinaremos para evitar omissão e incorrer em grave injustiça. 

Daí para cá o presbiterianismo cresceu, desdobrando-se em seis comunidades locais, alcançando também outras cidades: Cristina, Pedralva, Brasópolis, Piranguinho, Maria da Fé, Wenceslau Braz, Delfim Moreira, além de alguns bairros rurais (Mogiano, Barra Mansa, Goiabal, serra do Rosário) e o de São Pedro, onde residiam alguns pioneiros. Esse conjunto de igrejas, portanto, constitui hoje o chamado Presbitério Itajubá, um dos concílios da Igreja Presbiteriana do Brasil. 

Interessante como a história da igreja presbiteriana local se confunde com a própria história da cidade, pois desde o gesto de pioneirismo já referido acima percebeu-se que um lugar de realce estava reservado a Itajubá no contexto do presbiterianismo em todo o sul de Minas, sendo um polo de irradiação da cultura evangélica na região. 

Com o crescimento da cidade crescíamos também. A implantação da Fábrica de Armas, o Instituto Eletrotécnico de Itajubá, a Rede Mineira Viação, o 4º Batalhão de Engenharia e Combate, as fábricas de tecidos, as pequenas indústrias, o bom nível das escolas e o bom comércio local, além de uma excelente infra estrutura urbanística, conferiam notável status a Itajubá, atraindo pessoas enquanto a cidade se expandia. 

A Igreja Presbiteriana, favorecida por esses fatores e cheia de ardor missionário, numa época de polêmicas religiosas que despertavam o interesse do povo para a discussão desse magno assunto que é a salvação, também se expandia. Outrossimtornava-se veículo de evangelização, doutrinamento e educação na moral cristã, abrindo caminho para a posterior penetração de outras denominações evangélicas.  

E, por tudo isso, nesta alegre e significativa data, dizemos: “Grandes coisas tem feito o Senhor por nós, por isso estamos alegres”. 


Itajubá, agosto de 2012. 
Rev. Ephrain Santos de Oliveira 
Igreja Presbiteriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário