sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Convivência



 Assista ao vídeo antes de ler o texto





Gostei muito do vídeo dos pássaros sobre convivência. De fato podemos tirar algumas lições importantes e interessantes que nos permitem compreender o que seja ética, bem como suas aplicações no nosso ambiente de trabalho, nas atividades de ensino presencial e a distância e, inclusive, nos ambientes social e religioso nos quais estamos inseridos. A primeira ideia que o vídeo me passou está relacionada com o respeito ao colega de trabalho, ao seu espaço e a valorização do seu papel no grupo de trabalho. É o passarinho espaçoso, dando um chega para lá aos seus companheiros, como que dizendo: “este é o meu espaço, vá procurar o seu”. Logo a seguir aparece um pássaro diferente que queria fazer parte da confraria; mas, diferentes não são bem recebidos, incomodam e por isto mesmo são desprezados. Aqui temos outra lição importante, a necessidade de praticarmos o acolhimento ao diferente. O diferente é, principalmente, apenas diferente. Pode ter qualidades importantes e necessárias para o trabalho do grupo, ou merece uma atenção especial exatamente por ter necessidades diferentes. Na elaboração de um curso a distância precisamos de profissionais com qualificações bem diferentes e todos devem trabalhar em harmonia. Surge aí a ideia do acolhimento: acolher bem os colegas de trabalho é necessário, bem como é essencial que os alunos de um curso a distância, localizados em lugares diferentes e eles mesmos muito diferentes uns dos outros, devam ser bem acolhidos, atraídos ao ambiente do curso de modo que se sintam confortáveis e apoiados no processo de construção de seu próprio conhecimento. 

Podemos observar mais um conceito importante sendo demonstrado, o corporativismo dos iguais, às vezes dos medíocres, se unindo para prejudicar o diferente. Podemos associar tal comportamento à discriminação e ao preconceito contra aquele que é diferente. Muitas vezes tal comportamento é catastrófico e destrói, como foi o caso dos passarinhos que tentaram e conseguiram excluir o diferente do seu meio e acabaram ficando sem as suas penas, completamente pelados! Aconteceu aí o que se diz no ditado popular “o tiro saiu pela culatra”.  

O vídeo nos ensina o que é ético mostrando comportamentos antiéticos: preconceito, discriminação e corporativismo destrutivo. Fica evidente que acolher e colaborar são as ações desejáveis e que devem ser cultivadas. Especialmente no ambiente de trabalho, onde a boa convivência constitui o fundamento básico para que haja bom trabalho em grupo, pois é impossível a um grupo obter um bom resultado se seus constituintes não se sintam acolhidos uns pelos outros e não vejam suas contribuições aceitas e valorizadas. 

Como cristãos não podemos nos esquecer de que os comportamentos antiéticos não têm lugar, pois como seguidores de Jesus Cristo, devemos atentar para os Seus exemplos de acolhimento àqueles humildes e, quase sempre, rejeitados. Lembremos que foi através de Jesus Cristo que a misericórdia de Deus se estendeu a todos os povos da terra!


Presb. Demétrio A. W. Soares - IPBV

Nenhum comentário:

Postar um comentário