sábado, 3 de novembro de 2012

Contentamento




Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Fp4.11).  


O Capitulo 4 de Filipenses, mostra Paulo, um Apostolo experiente, maduro e que experimentara coisas boas e ruins da vida, experiências na fartura, na escassez, na saúde, na doença, alegria e tristeza, aprendeu a viver  contente em toda e qualquer situação. 

Ao meditar neste texto, comecei a me questionar  porque hoje temos tanta dificuldade em estar contente com nossas vidas, interessante que na mesma semana tive duas situações que me levaram a uma resposta.  

A Primeira situação foi que ao assistir um programa de esportes, vi o repórter entrevistando um garoto de 16 anos, cujo passe custa R$140 milhões, caso algum time de futebol queira tira-lo de seu clube, ao perguntar para o garoto  se ele sabia da dimensão deste valor, o mesmo respondeu que não, dai o repórter fez mais uma pergunta, a que ele atribuía todo esse valor, tal foi minha surpresa quando o  garoto respondeu, “Trabalhei muito até aqui”, outra  situação foi quando fui recepcionar um Professor e Doutor que há 37 anos leciona em uma Universidade Federal de nosso pais, e conversando com ele, me falava que com  todos seus anos de mestre, com todos seus cursos, doutorado e mesmo sendo Auditor do MEC, seus rendimentos mensais não chegavam a R$15.000,00, logo me voltei ao texto e   comecei então a entender o que Paulo estava falando.    

Vivemos em um mundo, onde valores estão sendo  distorcidos, valorizamos a falta de estudo e negligenciamos com a falta de reconhecimento e valor aqueles que se empenham  e que  se dedicam ao ensino. Logo percebo que a culpa em não conseguirmos nos contentar é devido a maneira que pensamos e vivemos. 

Contentamento tem a ver com o que somos e não o que temos, preocupamos muito em querer mostrar as pessoas o que temos, esquecendo que o mais importante é o que somos, vemos muitas vezes crianças querendo ser traficantes quando crescerem porque olham somente pelos bens ilícitos que eles adquirem, não olhando para os que eles são: assassinos, fugitivos da lei, destruidores de lar etc. 

Contentamento é mais uma atitude do que posse, Paulo relata na sua carta que aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação e para aprender é necessário tomar uma decisão, é necessário tomar atitude. 

Contentamento é um aprendizado. Quando olhamos para a palavra de Deus, vemos na vida de   Paulo uma escola que proporciona a ele um ensino  diário, dando a oportunidade de aprender em toda e qualquer situação. 

Contentamento é quando nós que fazemos as circunstancias da vida e, não são as circunstancias da vida que nos fazem. Sou feliz, estou contente não  porque tenho um bom carro, muito dinheiro, casa, não porque tenho saúde, uma família, tenho bens, tenho um excelente cargo na empresa, ou sou um empresário bem sucedido, sou feliz, estou contente, porque entendi no evangelho de Cristo que o fato de ser salvo em Cristo Jesus, o fato D’ele ter me perdoado, ter me escolhido, ter um lugar na eternidade com Cristo me torna esta pessoa Feliz. 

Contentamento está ligado a nossa compreensão do Evangelho, precisamos buscar na palavra de Deus o verdadeiro sentido de nossas vidas, precisamos como Paulo  escolher a quem seguir, olhar com olhos espirituais e  abandonar os desejos terrenos, sabendo que nossa alegria não está ligada aos bens materiais e sim na esperança das promessas de Deus. 
 Encerro citando uma frase lida na Internet. “Se nascemos para amar as pessoas e usar as coisas, porque amamos as coisas e usamos as pessoas?” Será que na busca desenfreada pelo contentamento, não estamos trocando os valores e negligenciando a Palavra de Deus? Vo é contente ou está contente, seu contentamento se dá a que fatores? 


Presbítero José Marcio da Costa - IPBV 

Nenhum comentário:

Postar um comentário