sábado, 26 de setembro de 2009

DAS TREVAS PARA A LUZ



Noel Ananda nasceu na Sri Lanka em uma família Hinduísta. Desde a infância aprendeu os rituais hinduístas, mas nunca se comprometeu muito com as práticas religiosas. Desde muito jovem começou a se envolver com drogas, cigarro e álcool. Usando as palavras dele: “Pastor Osni, meu prazer era beber com os amigos e usar drogas”.
Quebrou a tradição da família casando muito cedo com uma jovem de outra casta. Na Sri Lanka, como em muitos países asiáticos, os grupos são divididos em castas e não se misturam, algumas vezes até se guerreiam. Com 19 anos, casado, Noel agora enfrenta uma tensão entre seus familiares devido a diferença de castas, além de ter que assumir as responsabilidades de família. Não demorou menos de um ano para os problemas aparecerem e o novo casal sair em busca de divórcio (dentro do contexto daquele país, um processo quase inexistente).
Sem esperança, sem razão de viver, no fundo do poço, o casal sai em busca de solução para seus problemas. Tenta o divórcio, mas percebe que é um processo complicado. Visita um templo hinduísta, mas não se sentem bem. Tentam outras portas, mas tudo em vão.
Noel toma uma decisão difícil e complicada, principalmente para o problema que estavam enfrentando. Ele resolve tentar a vida no Oriente Médio e viaja sozinho para cá, uma decisão que parece mais um divórcio disfarçado. Como ele mesmo disse: “Viajar para essa região no mundo era como uma válvula de escape, para que tudo que estava vivendo”.
Encontrei o Noel na rua fazendo cooper. Começamos a conversar e não demorou muito para que ele começasse a compartilhar sobre sua situação. Começamos a compartilhar do amor de Deus por ele e por sua família. Desafiamos a receber Jesus na sua vida e deixar Deus restaurar sua família.
Apesar de estar meio incrédulo, ele tomou uma decisão sincera por Cristo. Nos poucos dias que se passou, Noel começou a ler a Bíblia constantemente, ler livros, orar, buscar a Deus. Ele nos compartilhou que nesses dias a palavra que não saía da sua mente era “esperança”. Esperança de mudar, de começar uma nova vida, de restaurar a família, esperança em Cristo somente. Nas palavras dele: “Pastor pensar que existe esperança para mim foi a coisa mais gostosa que pude experimentar”.
Com essa mudança em sua vida, Noel começou o processo para trazer sua esposa junto dele. Ele começa a ler a Bíblia com ela por telefone, enviar mensagens pelo celular e tudo parece um sonho.
No início de agosto, sua esposa viajou para junto dele o qual foi uma surpresa para ela, encontrar um novo homem, restaurado pelo Senhor Jesus. Eles oraram juntos e reassumiram o compromisso de restaurar a família, no altar do Senhor.
Deus livrou esse jovem das drogas, do vício do cigarro e do alcoolismo. Restaurou sua família e deu a eles uma nova razão de vida.
Hoje esse casal compartilha conosco da comunhão e estão se preparando para o batismo. Esses dias mesmo ele me disse: “Pastor, antigamente meu prazer era nas coisas do mundo, hoje meu prazer é estar na presença de Deus e compartilhar o tempo com minha esposa”.
Irmãos, a vida desse casal foi transformada totalmente. Eles estão crescendo na fé de forma tremenda. Buscam a Deus com intensidade, contribuem para a obra e deseja a cada dia servir o Senhor melhor.
Dentre os diversos versículos que Noel tem compartilhado comigo, o mais impactante para ele é “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte...” (Jeremias 29: 11-14a).

TESTEMUNHO ENVIADO POR: Osni Ferreira & Cláudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário