segunda-feira, 17 de maio de 2010

Como Posso Ser e Me Sentir Perdoado?


"Perdoe e esqueça" é como o antigo ditado diz. Mas isto é assim tão simples? Um rapaz que foi dispensado por sua namorada diz, ‘Ela realmente feriu meus sentimentos. Como eu posso perdoá-la pelo que ela me fez? ‘Uma garota que foi abusada sexualmente por seu pai anos atrás pergunta,‘Porque eu deveria perdoá-lo por isso?’. O traficante de drogas que quer mudar de vida pergunta-se, ‘Deus realmente irá me perdoar por tudo o que tenho feito?’ Como perdoar aqueles que nos têm ofendido? Como aceitar o perdão de Deus?

A Necessidade de Perdão

Deus abomina o pecado; Ele não suporta olhar para sua feiúra. Por isso, pecados não confessados em nossas vidas se colocam entre nós e Deus danificando nosso relacionamento com Ele.

    "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem seu ouvido agravado para que não possa ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça." (Isaías 59:1,2)
Not only does unforgiveness come between us and God, it also breaks our relationships with others.

    "O que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que renova a questão separa os maiores amigos." (Provérbios 17:9)
As Exigências Para o Perdão

Por Deus abominar o pecado, o preço para o perdão é alto. A Bíblia faz as seguintes exigências para o perdão:

  • Sacrifício. Hebreus 9:22 diz que "sem derramamento de Sangue não há perdão." No velho testamento, o sacrifício de um cordeiro imaculado foi requerido para satisfazer a ira de Deus. Jesus, o Filho de Deus, que nunca pecou, morreu em uma cruz e se tornou o último sacrifício pelo pecado. Jesus comprou nosso perdão quando morreu na cruz.

      " Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto sim, na carne, mas vivificado no espírito..." (1 Pedro 3:18)

      "No qual (Jesus) temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça." (Efésios 1:7)

  • Perdão para com os outros. Outra exigência para o perdão dos pecados é que perdoemos uns aos outros. 1 Coríntios 13:5 diz que "(o amor) não se ressente do mal." Lembre-se que Provérbios 17:9 nos fala que o verdadeiro amigo perdoará. Deus tem, também, feito o perdão para com os outros uma exigência para o recebimento de Seu perdão.

      "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens (as suas ofensas), tampouco vosso pai vos perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:14,15)

      "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou" (Efésios 4:32)

  • Confessão do pecado. Temos que confessar nossos pecados para Deus para que nosso relacionamento com Ele seja completamente restaurado. Olhando para trás, para a necessidade de perdão, vemos que pecados não confessados podem nos separar do amor de Deus. Confessão é o caminho para restaurar o relacionamento com o Senhor, lembrando que é pra nosso próprio bem que confessamos, para retornarmos para o Senhor porque Ele é fiel mesmo quando nós não o somos (2 Timóteo 2:13).

      "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9)
  • Arrependimento. Temos que decidir mudar, nos desviar de nossos pecados.

      " Portando assim diz o Senhor: Se tu te arrependeres, eu te farei voltar e estarás diante de mim..." (Jeremias 15:19a)
Os Resultados Provenientes do Perdão.

A Bíblia promete os seguintes benefícios do perdão de Deus:

  • Felicidade. Quando conhecemos o perdão de Deus, somos bem-aventurados (abençoados e felizes).

      " Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo." (Salmos 32:1,2)
  • Deus escolheu não reter nossos pecados contra nós. Outra conseqüência do perdão é que Deus não mantém registro dos nossos pecados, Ele não os retém contra nós. Porque o sangue de Jesus cobrir nossos pecados,Deus escolheu apagá-los de Sua mente.

      " Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amos de mim e dos teus pecados já não me lembro." (Isaías 43:25)
  • Deus remove os nossos pecados. É possível para Deus nos olhar sem ver os nosso pecados porque quando Ele nos perdoou e "Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões." (Salmos 103:12)
  • Nós podemos nos perdoar. Quando somos perdoados, podemos nos perdoar e continuar com nossas vidas.

      " Irmãos, quanto a mim não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:13,14)

Um comentário:

  1. um dos maiores desafios para nós humanos é conseguir perdoar uns aos outros! Mas quando conseguimos faze-lo, sentimos a recompensa imediata desse ato, só o alivio de tirar esse peso das nossas costas já nos bastaria!
    Mas Deus é tão bondoso que Ele vai além, e ainda perdoa nossos pecados...

    Amém...
    Obrigada Senhor por tudo que es e faz pelas nossas vidas...

    ResponderExcluir