domingo, 12 de dezembro de 2010

Natal, a festa da vida


O Natal é a maior de todas as festas. É a boa notícia vinda céu. É Deus entrando na nossa história. É o eterno entrando no tempo. É Deus vestindo a nossa pele e calçando as nossas sandálias. É o Verbo se fazendo carne para habitar entre nós cheio de graça e de verdade. O primeiro Natal foi comemorado com música nos céus de Belém. O anjo de Deus anunciou aos pastores: "Não temais, eis que vos trago boa nova de grande alegria e o que será para todo o povo. É que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Essa mensagem aponta para a centralidade de Cristo. Ele é o Salvador prometido. Ele é o Messias esperado. Ele é o Senhor do Universo. Imediatamente após essa proclamação angelical, os céus se cobriram de anjos e uma música encheu a terra: "Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens a quem ele quer bem". O Natal trouxe glória a Deus e paz aos homens. O Natal une céus e terra nessa maior de todas as celebrações.

Essa mensagem aponta para a centralidade de Cristo. Ele é o Salvador prometido. Ele é o Messias esperado. Ele é o Senhor do Universo. Imediatamente após essa proclamação angelical, os céus se cobriram de anjos e uma música encheu a terra: "Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens a quem ele quer bem". O Natal trouxe glória a Deus e paz aos homens. O Natal une céus e terra nessa maior de todas as celebrações.

Precisamos resgatar hoje o verdadeiro sentido do Natal. O Natal está perdendo seu conteúdo essencial. O Natal não é Papai Noel. Não é comércio nem mesmo festas gastronômicas. O Natal não é troca de presentes nem encontros de congraçamento. Natal é a festa da salvação. Natal é Deus revelando a nós seu amor infinito, pois ele amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito. Deu-o não àqueles que mereciam seu amor. Deu-o a nós pecadores. Deu-o não como nosso exemplo, mas como sacrifício pelo nosso pecado.

Quando Jesus nasceu em Belém, não havia lugar para ele. Foi nascer numa estrebaria. Hoje, também, estamos ocupados, com muitas coisas. Corremos demais e refletimos pouco. Hospedamos muitas coisas em nosso coração e não temos lugar para Cristo. Precisamos rever nossa vida, nossa agenda, nossas prioridades. Jesus precisa ocupar o primeiro lugar em nossa vida. Ele precisa ser o primeiro. Ele precisa ser o amado da nossa alma. Só assim, conheceremos o verdadeiro sentido do Natal e nos deleitaremos em Deus, e em sua gloriosa salvação.

Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário