segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sentido do Natal

“E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis 2:16,17)




O que o Natal tem com a história de Adão e Eva??? Praticamente tudo, o sentido do natal e explicado exatamente no primeiro pecado do homem (a desobediência). Deus havia dito que se o homem comer o fruto, esse homem iria morrer.

Com a queda, o homem perdeu muito, principalmente sua relação com o Criador, e para reaver uma relação alguém teria realmente que morrer. Entra então o conceito da expiação, ou seja “alguém” poderia pagar pelo erro do outro.

Deus ordena então que um cordeiro puro, branco e imaculado seja morto, esse ritual simbolizava a expiação dos pecados, ou seja o cordeiro estava cumprindo uma pena de morte no lugar dessa pessoa.

Mas havia uma promessa maior, Deus enviaria o Messias para salvar a humanidade do caos absoluto. E esse Messias era o próprio Filho de Deus que iria vir para ser sacrificado, um cordeiro perfeito que deveria ser um Homem perfeito e o seu sacrifício seria único e perfeito.

“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.”(Isaias 53:6,10)

Natal significa a vinda de Deus ao mundo, em seu Filho Jesus, que nasceu homem. Um homem que veio com o propósito de se sacrificar, de morrer, de ser o cordeiro da expiação para uma humanidade que estava distante de Deus.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens... E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. ” (João 1: 1-4, 14).

DFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário