segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Bíblia realmente contém informações acuradas, ou ela falha quanto à acurácia quando lidando com a história e a ciência?

Alguns teólogos ensinam que a Bíblia é inspirada e autoritativa, e que é uma revelação acurada daquilo que Deus quer que saibamos sobre a salvação - mas abrem espaço para pequenos erros em áreas que não são tão importantes. Um teólogo, por exemplo, diz que o trabalho do Espírito Santo na inspiração da Bíblia somente garantiu "a seletividade de eventos e acurácia de registro e interpretação suficientes para alcançar o próposito de Deus ao longo do resto da existência do homem." (Dewey Beegle, Inspiration of Scripture, p. 190).
Entretanto, o Cristianismo clássico repousa na certeza de que a Bíblia é completamente acurada. Ela pode conter declarações que são (1) figuras de linguagem; (2) descrições não-técnicas; ou (3) de difícil entendimento. Mas erros cairiam em uma categoria diferente. Se as Escrituras contém erros, não importa o quão pequenos estes erros sejam, elas não podem mas ser nosso padrão de verdade. Eu me torno um padrão de verdade quando começo a determinar quais declarações bíblicas são corretas e quais não são. E se eu não posso confiar que Deus colocou os fatos corretos na Bíblia no que concerne a datas e medidas (que são passíveis de conferência), porque devo esperar que ele seja acurado em áreas como pecado e salvação (que não podem ser conferidas)?
A Bíblia não usa a palavra “inerrante”, mas a idéia é óbvia.
  • Salmo 19:7-9 - "A lei do Senhor é perfeita ... o testemunho do Senhor é fiel ... os preceitos do Senhor são puros ... os juízos do Senhor são verdadeiros para sempre."
  • Salmo 119:43 - "a palavra da verdade."
  • Salmo 119:142 - "a tua lei é a verdade."
  • Samo 119:160 -"a tua palavra é a verdade desde o princípio."
  • João 17:17 - "a tua palavra é a verdade."

Uma Bíblia que não é acurada contradiz o atributo de Deus que afirma seu caráter absolutamente verdadeiro.

Algumas pessoas consideram que a questão da inerrância bíblica é uma questão sem importâncias, mas a idéia de que a Bíblia contém erros abre as portas para sérios perigos espirituais. Quando as pessoas decidem que elas possuem a autoridade de marcar um ou outro versículo das Escrituras com certo ou errado, elas começam logo a encontrar mais e mais versículos que se encaixam na categoria de “incorretos”. Cada geração rejeita mais e mais das Escrituras à medida que ela difere de suas próprias opiniões.
Autor: Dr. John Bechtle

Nenhum comentário:

Postar um comentário