sábado, 12 de novembro de 2011

SALVAÇÃO ATRAVÉS DA FÉ, PELA GRAÇA SOMENTE


A redescoberta da doutrina bíblica da justificação pela fé somente, mais que qualquer outra verdade, acendeu a Reforma Protestante. Em que base um pecador pode ser aceito na presença de um Deus Santo? A aceitação tem suporte na "justiça de Deus em Jesus Cristo" (veja Romanos 3:19-24 abaixo). É uma justiça inteiramente fora do pecador, realizada por Cristo, e imputada a ele por único meio dado por Deus: a fé no Salvador e a aceitação do Seu dom de vida eterna.



    A Bíblia diz:
      Sabemos que tudo que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo mundo esteja sob o juízo de Deus. Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado. Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
           -Romanos 3:19-24 (NVI, ênfase acrescida)
      Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
           -Efésios 2:8-9 (NVI, ênfase acrescida)
      (veja também Romanos 5:1, 11:6; Gálatas 3:6; Efésios 2:5, 3:7; Filipenses 3:9; Tito 2:11, 3:7; I Timóteo 1:14)   __________________________!__________________________!__________________________!
    O catolicismo diz:
      O homem é justificado pelo batismo mais a fé, e obras adicionais (veja o Catecismo Católico Ref. Nos. 1265-1271, 1987-1995). A obra transformadora do Espírito Santo no pecador se torna o alicerce junto à fé, para a justificação. A maioria dos bons Católicos estão, portanto, muito preocupados em "ser bom o bastante," “merecer,” e “ganhar” a sua salvação.
      O Catecismo Católico diz do batismo, por exemplo: "Batismo não só purifica de todos os pecados, mas também faz do novo convertido 'uma nova criatura', um filho adotivo de Deus que se tornou 'participante da natureza divina,' membro de Cristo e herdeiro juntamente com Ele, e um templo do Espírito Santo"(Catecismo 1265, ênfases adicionadas). "... Justificados pela fé no batismo, [eles] são incorporados em Cristo; e, portanto, eles têm o direito de serem chamados cristãos" (Catecismo 1271).   ! __________________________!__________________________!!
      Não há dúvida de que existem cristão nascidos de novo na Igreja Católica Romana. Mas os sistemas teológico e eclesiástico católico geralmente levam as pessoas a confiarem na Igreja, ou neles mesmos, para a salvação. O que coloca os dogmas da Igreja em pé de igualdade com a Bíblia, proclamando falsas visões de Deus, do homem, do pecado e da salvação.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário