sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal: a Pessoa que lhe dá sentido e os sentidos criados pelas pessoas.


Existe sentido em se comemorar uma festa da qual não temos nenhuma relação ou não conhecemos o seu significado? Imagine-se comemorando um gol do time adversário ou se alegrando verdadeiramente com um acontecimento do qual você não tem nenhum conhecimento sobre sua história e sentido! É no mínimo muito estranho, concorda?
Penso que isso acontece em boa medida em relação ao Natal. Muitas pessoas participam dessa festa sem conhecer seu significado e assim, o classificam como uma festa sem graça, já outras, na busca por dar sentido ao Natal - mas esquecendo-se que esse maravilhoso evento possui significado próprio – conferem-lhe os sentidos mais estranhos.
Pode alguém realmente comemorar o Natal, experimentando sua totalidade de sentido e significado, sem conhecer Aquele que é sua própria essência e está na base de sua existência?
Só o conhecimento pessoal de Jesus Cristo proporcionará o desfrutar alegre e cheio de sentido do Natal. O evangelista Lucas (Lc.2.20) narra que os pastores, por terem visto e ouvido o nascimento do Salvador Jesus, voltaram para anunciar tudo o que tinha acontecido, “glorificando e louvando a Deus”.
Quem acha o Natal sem graça, não conhece Aquele que lhe confere Graça. Quem busca dar-lhe sentido (Papai Noel, presentes sem fim que provocam dívidas desnecessárias, bebedeiras e comilança...), demonstra desconhecer o seu real sentido. Conheça a Jesus Cristo e comemore o Natal, ou se aproxime do Natal para conhecer a Jesus Cristo e assim, semelhante aos pastores, glorifique e louve a Deus, anunciando Aquele que preenche de sentido não só essa data, mas toda sua vida. Sem Jesus Cristo, não é que o Natal é sem graça, é que não há Natal sem Jesus Cristo. Pense nisso!

Presb. Nilson Ribeiro Luz Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário