sábado, 22 de setembro de 2012

Tempo com as Escrituras




Meditar nas Sagradas Escrituras é o ato devocional que está na base de nossa formação como discípulos e envolve uma logística que deve ser preparada para termos um tempo qualitativos com a Palavra. Estamos falando de três coisas: tempo, lugar e método. 

O fator tempo envolve desde a hora do dia em que você vai separar para meditar até a quantidade de tempo que você tem disponível para fazer isso. A hora de meditar deve ser uma hora de tranqüilidade, onde você possa estar sozinho e relaxado tanto quanto possível. Geralmente a melhor hora é a manhã, quando o coração ainda não está agitado com a correria do dia. Contudo, outra hora tranqüila do dia pode ser encontrada, como período do entardecer, depois do café ou após um banho relaxante. Faça seu momento.

Quanto à duração, é melhor ter um momento de meditação qualitativo e breve do que tentar separar uma quantia de tempo que faria você se sentir pressionado  a terminar logo. Lembre-se: é importante que o tempo seja qualitativo e isso não necessariamente envolve investir horas na meditação.

O segundo ponto a se decidir é o lugar. O lugar em que você vai meditar deve propiciar para você solitude, compenetração, certa dose de privacidade. Evite lugares onde há muito trânsito de pessoas e lugares onde você possa ser continuamente interrompido ou receber muitos estímulos e não conseguir se concentrar. Dependendo do método que você utiliza, poderá precisar de uma superfície para escrever e material, então prepare esses intens com antecedência. 

Finalmente, há a necessidade de se escolher um método de meditação. Como fazer? Meditar e orar? Meditar enquanto oro? Escrever ou não a meditação? Usar um devocionário?


Pr. Jéferson C. Alvarenga – 1ª Igreja Presb. de Itajubá


VISÃO: Sermos uma comunidade que adora a Deus Pai através de Jesus Cristo na poder do Espírito Santo, incluindo, discipulado e vivendo o Evangelho do Reino .

MISSÃO: Termos uma relação profunda com o nosso Criador através de Cristo, para dessa forma construímos uma comunidade amorosa e assim viver o Evangelho de Jesus Cristo como um ato de proclamação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário