domingo, 16 de setembro de 2012

Descansando no Senhor




“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e o mais Ele  fará.” (Salmos 37:5)

O Salmo 37 fala do homem que busca a Deus e descansa Nele. É muito interessante observar alguns dos verbos imperativos presentes na primeira parte do salmo: Confia no Senhor; Entrega o teu caminho ao Senhor; Descansa no Senhor; Alimenta-te da verdade; Agrada-te do Senhor (que o seu maior prazer seja o Senhor); Faze o bem. Existe uma certa seqüência nas idéias descritas por esses verbos: se não confiamos, não teremos coragem de entregar e, se não entregarmos, não conseguiremos experimentar verdadeiro descanso. E, por sua vez, já sem o fardo, poderemos nos ocupar com o que realmente vale a pena, ou seja, a vontade de Deus.

O Salmo nos diz quais são as promessas dessa busca e entrega ao Senhor:

A Promessa de termos nossos passos guiados: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão” (Salmos 37:23-24). “A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão” (Salmos 37:31).

A Promessa da segurança nossa e de nossos filhos: “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.” (Salmos 37:25). “O SENHOR conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre. Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão”  (Salmos 37:18-19).


A Promessa da Justiça de Deus: “Porque o SENHOR ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada” (Salmos 37:28). “Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos” (Salmos 37:7).

A Promessa da Salvação: “A salvação dos justos vem do SENHOR; Ele é a sua fortaleza no tempo da angústia”. (Salmos 37:39). “Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz”. (Salmos 37:11).

Que possamos buscar a Deus e descansar em suas promessas.

Presb. Daniel Moura – IPBV

Nenhum comentário:

Postar um comentário