sexta-feira, 5 de abril de 2013

Analfabetismo Bíblico




O Senhor Jesus disse em Mt 22.29: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”. E o profeta Oséias disse:
“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Os 4.6). O que estes dois textos têm em comum? A falta de conhecimento da Palavra de Deus faz com que as pessoas passem por sofrimentos, vivam no engano e continuem no erro.
                    Frases como “Venha como estás e eu farei uma obra em ti”“Esforça-te que eu te ajudo”“Maldito aquele que tira a inocência de uma criança”, ainda que pareçam bíblicas, jamais são encontradas na Palavra de Deus são repetidas especialmente por aqueles que são “celebridades” na Mídia e que dizem ter se convertido a Cristo.
                    Outro exemplo igualmente deplorável (se não até mais!) é quando versículos da Palavra de Deus são retirados de seus contextos e uma interpretação totalmente descabida e herética é feita, e como tem faltado em nossos dias crentes que conheçam a fundo a Palavra de Deus, o que se tem visto é um número cada vez maior de pessoas enganadas por mentiras ditas com intenção de enganar, ou simplesmente, são repetidas como se verdade fossem por aqueles que por preguiça deixam de estudar a Palavra de Deus para conferirem as coisas para verem se de fato são assim mesmo (cf. At 17.10). Assim vemos líderes biblicamente analfabetos alimentando um povo que confia cegamente nesses líderes em vez de buscarem a orientação do Espírito Santo para conhecerem a fundo a Palavra de Deus.
                    A credulidade supersticiosa do povo o faz temer levantar a voz contra os “ungidos” de Deus (os pastores) esquecendo-se que o que não vai faltar nos últimos dias são os falsos mestres que ensinaram aquilo que as pessoas querem ouvir, inflando sua ganância e mesquinhez conforme Paulo lembrou Timóteo, veja 1Tm 4.1-5 e 2Tm 4.1-5.
Nunca vimos tempos como os nossos, quando o pecado da ganância recebe o nome de “prosperidade”. As pessoas são incentivadas a buscarem a Deus, mas por sua conta bancária, saúde, estabilidade, do que por Deus somente. Temos visto muitos ricos abraçando a Fé Evangélica, mas, continuando cada vez mais gananciosos, cada vez menos preocupados em repartir com os que necessitam.
                    Os púlpitos foram transformados em palco para teatro, afinal, segundo as “igrejas contemporâneas” um teatro é muito mais marcante do que um sermão. E eu não discordo. Para uma geração que o entretenimento é mais importante do que o exercício do pensamento, que o prazer imediato é mais importante do que a segurança constante solidificada sobre os princípios eternos da Palavra de Deus, com certeza um teatro é muito mais atrativo. Para a mariposa a lâmpada incandescente é linda e atraente, porém, fatal. Nada contra teatro. Até vejo grande utilidade no mesmo. O que não dá é para trocar o culto a Deus, por entretenimento para os homens. O próprio culto a Deus tem sofrido uma transformação horrenda. Antes era culto; depois tornou-se “louvorzão” e hoje, show gospel. A alegria é mais cultuada do que o próprio Deus, e por isso mesmo, os “cultos” têm sido momento para qualquer outra coisa, menos para quebrantamento do coração diante de Deus.
                    Não quero parecer ácido e pessimista. Quero é chamar a atenção para o fato de que o que está falida em nossos dias é a ética cristã, e não a Palavra de Deus. Se os homens não amam a Palavra, Ela continua sendo o que sempre foi: a Verdade. Ela não depende da fé e obediência das pessoas para ter autoridade. O que está falindo é a ética cristã, quando se vê as pessoas cada vez mais distantes daquilo que Deus ordena em Sua Palavra e ainda assim querendo (ou até mesmo exigindo) a bênção de Deus, porque a bênção de Deus lhes é mais importante do que o próprio Deus.
                    Não se iluda. Se você quer ouvir a voz de Deus, mas, não quer estudar a Bíblia e nela meditar, o que você ouvirá será a voz do seu enganoso e desesperadamente corrupto coração (cf. Jr 17.9). Se o evangelho que você tem ouvido tem ensinado você a desejar mais a Terra do que o Céu, mais o ouro desse mundo do que a Deus então você está sendo enganado por “homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados” (2Tm 3.13), e pelo seu próprio coração cheio de cobiça que gosta de ouvir esse tipo de mensagem (cf. 2Tm 4.3).
                    Gaste tempo com a Palavra; não deixe de cultuar a Deus juntamente com os irmãos em sua igreja; priorize pregações expositivas, e não busque entretenimento cristão, mas, sim, alimento bíblico para a sua alma. Não se esqueça que“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 3.16,17) e que somente a Palavra de Deus é: “viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4.12).
                    Ou você se apega à Palavra de Deus, ou continuará um analfabeto bíblico, e o que é pior, morrerá de sede segurando o Manancial eterno em suas mãos.
Rev. Olivar Alves Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário