sexta-feira, 16 de agosto de 2013

“Menos doutrinas, mais relacionamentos”. Será mesmo?



Cresce cada vez mais em nosso meio a ideia de que devemos nos preocupar mais com os relacionamentos e menos com as doutrinas bíblicas. Os que defendem tal ideia partem do princípio de que as doutrinas, de alguma forma, são a causa do esfriamento e distanciamento relacional. Aqui é importante lembrar que, de fato, existem pessoas que são frias e cada um de nós deve evitar esse estado. Contudo, a questão é: porque esfriamos espiritualmente?

Infelizmente existem pessoas que possuem um conhecimento intelectual das doutrinas e são frias, mas será que essa frieza não ocorre com aqueles que ignoram as doutrinas? Por outro lado, devemos lembrar que, na história da Igreja Cristã, as pessoas que mais possuíam comunhão com Deus e se preocupavam com o próximo, necessariamente eram profundas conhecedoras das verdades bíblicas.

O que são doutrinas? De modo simples, podemos afirmar que doutrinas são as grandes verdades bíblicas que revelam as maravilhas do ser de Deus e sua vontade. Esse conhecimento de Deus nos transforma para a Sua glória e para nossa alegria e edificação. É a partir dessas verdades reveladas nas Escrituras Sagradas que podemos nos relacionar com Ele e com o próximo de modo correto. Isso é maravilhoso e libertador.

Se compreendermos as doutrinas dessa forma, concluiremos que, longe de nos separar, elas, na verdade, nos aproximam de Deus e do próximo. Contudo existe um sentido em que as doutrinas nos separam. Elas nos separam do pecado e das concepções erradas acerca de Deus e de seus atributos. Muitas pessoas não gostam de doutrinas, pois elas expõem a vergonha dos seus pecados e dos seus corações idólatras, além de não dar espaço para a subjetividade, tão cultuada em nossa época.  A tragédia dessas pessoas é que rejeitando as doutrinas, elas se afastam da verdade de Deus e sobre elas mesmas, passando a serem reféns de seus próprios raciocínios vazios e enganosos. Elas se esquecem de que, além de revelar o nosso estado caído sem Cristo, as doutrinas revelam de modo maravilhoso e gracioso Aquele que perdoa os nossos pecados e nos salva desse estado.

Não caiamos na propaganda enganosa que afirma: “Menos doutrinas, mais relacionamentos”. Não há relacionamentos autênticos sem conhecimento verdadeiro de Deus e de quem somos. Esse conhecimento nos é revelado por Deus através das grandes verdades bíblicas que chamamos de doutrinas. Lembremo-nos do que o Senhor Jesus disse: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (Jo. 8.31.b e 32)


Conheçamos as verdades libertadoras que revelam quem Deus é e quem nós somos. Longe de nos afastar, esse conhecimento nos atrai a Deus e nos chama para um relacionamento correto com o Criador, com o nosso próximo e com a ordem criada. Em oração e estudo bíblico, reflita sobre isso.


Sem. Nilson Ribeiro Luz Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário